Algumas pessoas têm problemas em ganhar a confiança de cachorros, principalmente quando ele acabou de ser adotado ou já passou por um trauma muito grande. Ou então se você vai morar em uma casa nova com outra pessoa e já tem um cachorro morando lá.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conseguir interagir e virar amigo de uma vez por todas desses bichinhos.
Confira:
Preste atenção ao contato visual
Se você percebeu que o cachorro está com cara de poucos amigos, evite forçar os olhares, pois isso acaba o estressando mais.
Escolha lugares tranquilos
Barulhos e movimentações são estímulos para eles. Assim, um local muito agitado pode ser estressante. Então tente deixar o espaço o mais tranquilo possível!
Dê tempo ao cachorro
As interações forçadas podem ter resultados catastróficos em uma relação com um cãozinho.
Agrade quando ele merecer
Agrade seu cachorro quando ele tiver um comportamento adequado. Na prática, funciona assim: se o cachorro está com uma postura mais amigável, ofereça um petisco especial ou um carinho diferente.
Estimule o esforço
Brincadeiras e atividades também ajudam na hora de ganhar a confiança de um cachorro. Além disso, os passeios também são excelentes, pois ajudam a desestressar!
Entenda os sinais dele
Quando um pet está desconfortável, ele encontra maneiras de deixar essa mensagem bem clara. Se o peludo estiver encolhido, fugindo, rosnando ou com o rabo baixo, o melhor é terminar qualquer tentativa de contato.
Consulte um adestrador profissional
Esse profissional, especialista em comportamento pet, poderá identificar o cachorro traumatizado e verificar métodos adequados de adestramento