você está no artigo

Gengivite em cães: o que fazer?

Falar da saúde dos animais é importante para ajudar a esclarecer diversas dúvidas e mitos, o que consequentemente ajuda a prevenir diversas doenças. A saúde bucal dos animais, parece muito simples, mas vamos provar que a coisa é bem mais séria do que se imagina!

A gengivite por exemplo parece algo inofensivo para os nossos melhores amigos, porém é uma doença que pode avançar até chegar em um grau mais crítico, o que pode comprometer seriamente a qualidade de vida dos cães. Por isso é importante saber como prevenir, identificar e tratar de maneira apropriada.

Quais são as principais causas de gengivite em cachorros?

A gengivite canina assim como a humana é resultado do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. A partir disso, se você quer saber se seu bichano está com a saúde bucal em dia, o ideal é analisar os indícios mais comuns, como vermelhidão, leves sangramentos, dor, dificuldade para comer, gengiva inchada e irritabilidade.

Qual tratamento recomendado?

Se após verificar as características você chegou à conclusão de que seu cãozinho pode estar sofrendo com a enfermidade, é importante tomar providências o mais rápido possível.

Higienização bucal – A limpeza atua como método de prevenção e também para tratamento para todos os níveis de gengivite em cachorros. Você mesmo pode realizar sem ter que sair do conforto de seu lar com materiais apropriados para a anatomia dos pets. Porém, se for um caso de grau mais avançado, o correto é procurar um médico veterinário especializado para que seja feita uma remoção completa das placas que comprometem as gengivas.

Realização de exames – Durante o tratamento também é necessário realizar exames, pois assim é possível entender sobre a evolução das doenças bucais. Assim, devem ser realizados em um lugar que seja especializado em odontologia veterinária. 

Como prevenir?

Talvez você não saiba, mas a alimentação saudável, apesar de ser algo simples, auxilia na prevenção. Evitar alimentos conservados e petiscos ajudam a diminuir a proliferação de restos nos dentinhos dos cães, então vale apostar em uma dieta natural que além de ajudar na limpeza bucal, também irá ajudar aumentando a imunidade do seu bichinho.

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais