você está no artigo

Como garantir o cuidado do seu hamster?

Em comparação com os outros animais domésticos, o hamster é um dos que ganham em matéria de não dar trabalho. São criaturas noturnas, que costumam dormir de dia e brincar de noite, porém com os hamsters da raça anão isso pode ser um pouco diferente já que costumam ficar mais ativos durante o anoitecer eo amanhecer.

Apesar de serem bem independentes, isso não significa que eles não necessitam de atenção especial. Eles são muito diferentes de animais como cães e gatos e se seus hábitos não forem respeitados eles correm até risco de vida.

Confira dicas para manter seu hamster saudável e feliz.

Escolha a gaiola certa

Uma gaiola espaçosa, respeitando o tamanho mínimo para o seu hamster de 60×40 cm e com uma toca que faça o animal se sentir protegido é necessário. 

A clássica rodinha é interessante para promover atividade física, evitando que o peludinho fique com sobrepeso, lembrando que os tubos também podem ajudar nisso. Também é necessário que o chão seja forrado com material específico, como serragem, para que o hamster se sinta confortável e possa cavar para brincar e se divertir.

Forneça uma alimentação adequada

Os hamster são animais onívoros, portanto ao contrário dos herbívoros e carnívoros, alimentam-se tanto de animais quanto de vegetais. O indicado é comprar rações específicas para esse tipo de roedor e para complementar pode-se ofertar alguns petiscos de 2 a 3 vezes na semana. Os petiscos podem ser frutas, legumes, grãos e sementes. 

Higienize a gaiola periodicamente

É importante enfatizar que os hamsters são animais muito limpos, portanto, manter a limpeza da gaiola é fundamental para garantir a qualidade de vida do bichano.

A higienização deve ser realizada de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade assistida. Lave com sabão neutro, deixe secar e troque o forro que nunca deve ser reutilizado.

Respeite os horários

Esses roedores são ativos após as seis horas da tarde, portanto, respeite os horários fisiológicos do animal. Também não o perturbe, quando ele estiver dormindo, comendo ou quando ele simplesmente não quiser brincar.

Dê brinquedos ao hamster

Esses animais são espertos e bem agitados, quando não estão dormindo e descansando precisam brincar e descarregar as energias para não sentirem tédio e ficarem estressados. Então a gaiola do pet deve estar sempre equipada com brinquedos como tubos, rodinhas giratórias, labirintos e escadas para que ele possa se divertir.

Caso queira que seu hamster aproveite um tempo fora da gaiola existem cercadinhos e bolas de exercícios propriamente para desenvolver esse hábito entre os hamster e seus donos, vale investir em uma dessas opções.

Aplicando essas dicas com certeza seu amiguinho roedor poderá crescer feliz e saudável!

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais