você está no artigo

Broncopneumonia: caso clínico

Atendi em domicílio meu paciente Spyke. Bernese, 10 anos, 57 Kg, com sintomas de cansaço, apatia, anorexia e muita tosse com secreção nasal. Ao exame clínico, logo constatei à auscultação, os campos pulmonares comprometidos. Para confirmar, a Dra Rosane Melo (Veterinaria radiologista) fez o Raio X de tórax. Assim confirmamos!

A pneumonia é um processo infeccioso de um ou dos dois pulmões, normalmente causada por bactérias, além de vírus, fungos ou protozoários. Diferentemente da pneumonia, que pode estar concentrada em uma só região do pulmão, a broncopneumonia abrange diferentes e pequenas regiões pulmonares, mas ambas acometem os animais de forma aguda.

Os animais podem desenvolver a doença devido a diversos fatores, como baixa imunidade, falta de cuidados básicos, má alimentação ou uma doença primária como a tosse dos canis (gripe) ou bronquite. Além disso, fatores inalatórios como aspiração de fumaça e de líquidos também podem levar a quadros de pneumonia em cães e/ou gatos. Animais idosos, muito jovens ou de pequeno porte fazem parte de um grupo que apresentam maior predisposição para desenvolver essa doença, devido à baixa imunidade que apresentam.

Para saber se o seu animalzinho pode estar apresentando alguns dos sintomas da pneumonia ou broncopneumonia, deve-se observar sua respiração, que normalmente apresenta-se dificultosa, principalmente na inspiração, ficando mais rápida e superficial; a temperatura geralmente eleva-se e ainda pode apresentar mucosas (língua e gengivas) mais azuladas ou roxeadas.

É de grande importância o diagnóstico procece e preciso dessa enfermidade, que pode se agravar se não tratada corretamente. Diante de qualquer alteração no comportamento do seu animal, leve-o a uma consulta com seu veterinário.

Além da realização do exame clínico, exames complementares são solicitados pelo veterinário para auxílio no diagnóstico da pneumonia, dentre eles hemograma, leucograma, radiografia torácica e lavado broncoalveolar que é um método pelo qual se obtém amostras celulares do trato respiratório.

O tratamento de eleição foi antibioticoterapia, anti-inflamatório, xarope expectorante. Faremos o Retorno clínico em 10 dias e o exames de controle pós-tratamento. Hemograma completo e Raio X.

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais