você está no artigo

Benefícios do ovo para cachorros

Às vezes tentamos diferenciar um pouco a dieta dos nossos cães dando alimentos populares no nosso dia a dia. Mas a pergunta que não quer calar é: será que os cachorros podem comer ovo? 

A resposta é sim. Isso porque o ovo é um alimento rico em nutrientes e proteínas, além dos aminoácidos que podem ser encontrados em sua composição. Esses aminoácidos são aqueles que o organismo humano não produz, logo devem portanto ser ingeridos na alimentação.

A albumina, por exemplo, é uma proteína que podemos encontrar em grande quantidade na clara do ovo. É muito importante para contribuir na síntese e recuperação do tecido muscular. Outro exemplo é o triptofano, precursor da serotonina, o hormônio da felicidade e do bem-estar.

Outras substâncias presentes no superalimento são vitaminas A, D, E e complexo B, principalmente a vitamina B7 é muito importante por auxiliar na saúde do pelo do bichano, dando brilho e deixando-o fortalecido. O alimento também é rico em antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do animal. 

Também há uma grande variedade de minerais, como o ferro, cálcio, fósforo, zinco, potássio, manganês e selênio. E esse mix de nutriente facilita a digestão e melhora a saúde geral dos cães.

Integrando o ovo na dieta do pet

É importante enfatizar que apesar de ter muitos benefícios para os cães, assim como para nós, os ovos nunca devem ser servidos crus aos peludos, pois ele pode conter microorganismos que causam doenças. 

Portanto ao oferecer o alimento ao pet, cozinhe-o antes e corte em pedaços para dar em pequenas quantidades sendo o ideal diariamente. Você também pode incluir pedaços na ração ou dar como um petisco quando o animal merecer.

Mas lembre-se que não é necessário adicionar sal, temperos, pimenta, alho, cebola, etc. Óleos também estão proibidos, mesmo que sejam vegetais.

Outros alimentos autorizados para incluir na alimentação do bichano são os vegetais, como brócolis, abóbora, batata-doce, beterraba e frutas como banana, melancia e até morangos.

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais