No dia a dia os pets se coçam e isso não costuma causar nenhuma preocupação em seus donos. Mas quando passa acontecer repetidamente e intensamente é necessário redobrar a atenção.
A coceira contínua pode indicar que o pet está com algum tipo de alergia, o que prejudica a qualidade de vida do bichinho de estimação.
De acordo com a médica veterinária Alessandra Farias da DrogaVet “Os tipos de alergia mais comuns que acometem os pets são a dermatite alérgica por picada de pulga, por alergia alimentar e por atopia. Trata-se de uma reação exacerbada do organismo do cachorro a alguma substância ou ao próprio ambiente, no caso da atópica, e, assim como nós humanos, cada pet reage de um jeito a cada tipo de substância. Então, quando o coça-coça se torna mais intenso é importante investigar”.
Quando o pet apresentar coceira ou o hábito de lamber patas e, ou corpo constantemente, Alessandra indica a visita a um especialista para fazer o diagnóstico e encontrar o motivo do comportamento.
“As alergias, normalmente, são multifatoriais e necessitam de exames clínicos, laboratoriais e acompanhamento médico de médio a longo prazo, para que se possa analisar o contexto e o histórico do paciente, objetivando o tratamento mais compatível ao caso”, explica a veterinária.
Para realizar o tratamento os medicamentos manipulados, shampoos especiais e rações hipoalergênicas são grandes aliados contra as alergias e dermatites.
“A manipulação veterinária permite unir matérias-primas que ajudam a tratar as alergias. O uso do fitoterápico com princípios fármacos é um aliado para reduzir os sintomas. Além disso, há opções de fórmulas farmacêuticas manipuladas para cada caso, como: shampoos, mousses e loções que diminuem o prurido”, finaliza a especialista.