você está no artigo

Animais como refúgio: a importância dos animais na vida do ser humano

Nesse momento difícil, muitas pessoas estão adotando animais de estimação para se sentirem melhor e ter uma companhia diferenciada. O efeito da realidade atual de isolamento  social está estressando, entristecendo e desanimando grande parte da população. Quem tem um animal de estimação sabe o quanto é reconfortante, mas por que será que os pets fazem tão bem para os seres humanos?

O fato é que os animais de estimação têm o poder de estimular o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Eles também auxiliam gerando autoestima dos tutores.

O cachorro costuma ser o bicho preferido da maioria das pessoas pelo seu dom de ser fiel, sendo assim conhecido como melhor amigo do homem pois além da fidelidade ele defende seu dono e fica sempre alegre com sua presença.

Ocupando o segundo lugar da categoria animais de estimação mais adotados temos os felinos. Além de serem altamente independentes, eles também se adequam perfeitamente em casas ou apartamentos.

Os nossos amiguinhos peludos também geram grandes benefícios para as crianças, visto que eles ensinam sobre a vida de forma indireta, pois estimulam a responsabilidade, fidelidade e empatia. Outro ponto é que crianças que crescem com um animal é que, em média, elas ficam com o sistema imunológico mais forte por ficarem mais expostas às bactérias que os animais carregam.

Outros benefícios atribuídos às pessoas que interagem com os bichos de estimação é o menor nível de triglicerídeos, de colesterol e de cortisol (hormônios que aumentam o estresse, além de ajudar a controlar a pressão). A chance de desenvolver doenças psicológicas como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar, pois brincar com um bichinho faz aumentar os níveis de serotonina e dopamina, ou seja, as pessoas ficam mais alegres. 

E aí, ficou com vontade de adotar um pet?

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais