O câncer é uma doença que causa extrema preocupação com a saúde das famílias, inclusive quando a doença ataca os pets. A enfermidade também afeta os animais, sendo assim, é importante que haja atenção dos donos aos sintomas e que incentivem seus peludos a manterem hábitos que melhoram sua qualidade de vida.
A expectativa de vida dos animaizinhos vem aumentando a cada ano, porém consequentemente, as doenças humanas vêm afetando a vida dos pets, como acontece no caso do câncer. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, um em cada cinco cães desenvolve algum tipo de câncer ao longo da vida. Atualmente a doença também é a principal causa de morte de cães e gatos no Brasil. Mas vale lembrar que com o avanço da tecnologia, existem diversos tratamentos para a doença. De qualquer forma, vale lembrar que tão importante quanto o tratamento é a prevenção.
A campanha setembro lilás de conscientização ao combate do câncer, foi criada para incentivar os donos a prevenir o câncer e seu avanço.
Para isso aí vão informações relevantes para auxiliá-lo na batalha contra o câncer:
Fatores influentes para o surgimento do câncer em animais
Questões hereditárias, hormonais, idade e até fatores externos podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença. É possível citar também obesidade, falta de exercício físico, alta exposição ao sol e dieta inadequada como condições que colocam em risco a saúde do seu pet. Por isso é tão importante a atenção para prevenir.
Os tipos mais comuns de câncer animal
O câncer pode afetar a qualidade de vida de diversos tipos de animais, não apenas dos bichinhos domésticos. Entre os cães e gatos, os tipos mais comuns são câncer de mama, de próstata e o câncer de pele. Existe também a leucemia felina, também chamada de Felv, que atinge muitos gatos e o TVT (tumor venéreo transmissível) muito comum em cães.
Como prevenir a enfermidade nos animais
Algumas tarefas simples, mas que fazem diferença são: incentivar a prática de exercícios físicos, fornecer uma dieta saudável para seu bichinho e não permitir que seu pet fique tempo em demasiado no sol, porém quando for para tomar o banho de sol diário, não se esqueça de usar o protetor solar para animais. Todavia, vale lembrar que o mais importante método para prevenir o câncer é fazendo exames de rotina com um médico veterinário de confiança.
Atente-se ao comportamento do animal, dificuldade na cicatrização, manchas pelo corpo e surgimento de massas. Esses sinais significam que pode ter algo errado na saúde do seu pet.
Outro método que pode ajudar a evitar o surgimento do câncer é a castração precoce. Em alguns casos a castração é capaz de reduzir as chances de contrair um tumor maligno em até 99%.