É normal que seja uma preocupação dos tutores ensinar o seu cão como “usar o banheiro” sem causar caos pela casa toda. Essa é uma tarefa que parece fácil, mas que exige muita paciência e dedicação, pois geralmente acidentes acontecem durante o percurso. Porém o importante é que com o tempo isso deixe de ocorrer progressivamente até que o comportamento melhore e o pet aprenda a fazer as necessidades no lugar correto.
Para isso, separamos algumas dicas importantes. Confira!
Preparação da casa
Escolha o local mais adequado
O primeiro passo é escolher um lugar adequado para ser o banheiro do seu cão. Procure um espaço que não seja muito próximo do cantinho que seu pet costuma comer ou dormir, assim ele entende que existem lugares diferentes para cada ocasião. Nesse espaço determinado coloque um tapete higiênico.
Crie um banheiro do tamanho correto
Lembre-se que a área escolhida para o cão fazer suas necessidades deve ser grande o suficiente para ele andar e dar voltas. Se o espaço do banheiro do cachorro é pequeno, algumas vezes, mesmo indo ao local correto, pode ocorrer dele fazer xixi fora do tapetinho. Para resolver essa situação, cubra uma área maior com tapetes higiênicos.
Ensinando o cachorro a fazer xixi e cocô no tapete higiênico
A melhor forma de ensinar um animal como ele deve se comportar é recompensando-o quando ele age do jeito esperado. Ou seja, quando seu cachorro fizer as necessidades no cantinho preparado para isso, você deve oferecer a ele carinhos, elogios e um petisco.
Entretanto, para que o bichano entenda que seu ato está deixando seu dono feliz, é necessário que a reação seja na hora certa. Então, quando você levar seu cachorro para o banheiro ou ver ele indo até o local, observe-o e fique com ele até que ele tenha terminado e, logo em seguida você deve recompensá-lo
Tente repetir o padrão sempre que ver seu cachorro usando o banheiro da forma certa e assim com tempo e paciência ele irá entender que é isso que você espera dele.
Uma dica valida também é colocar um papel molhado no xixi do pet e colocar em cima do local desejado. Também existem algumas marcas de tapetes higiênicos com atrativo olfativo.
E se ele fizer as necessidades no lugar errado?
O processo de aprendizado dos animais é demorado, até que o cãozinho entenda de vez, acidentes podem acontecer.
Se o seu cachorro fizer as necessidades no lugar errado, não brigue com ele, pois você pode assustá-lo e gerar um comportamento diferente do esperado, como fazer xixi e cocô escondido. Também não dê bronca se você chegar em casa e encontrar xixi no lugar errado, pois ele não saberá o motivo pelo qual você está bravo com ele.
Como evitar acidentes
Levar o animal várias vezes até o tapetinho durante o dia
Quando você observar e perceber que o cachorro esta sem ir ao banheiro há um bom tempo, tente levá-lo até o tapetinho e ficar um tempo com ele para ver se ele faz suas necessidades.
Atenção com os principais horários
Normalmente os cães têm vontade de fazer xixi e cocô após as refeições, depois que acordam de uma soneca e quando fazem alguma atividade que exija esforço, como brincar. Sendo assim, leve seu bichinho até o tapetinho depois que ele fizer alguma dessas atividades para que ele entenda que lá é o local correto.
Fique atento aos sinais
Já reparou que na hora de fazer as necessidades os cães cheiram o chão e ficam andando em círculos? Então, sempre que observar esse padrão no seu pet, você pode pegá-lo e levá-lo até o banheiro para que ele possa utilizar o tapete higiênico.
Deixe mais de um local disponível
Assim como os humanos, cachorros filhotes e idosos não conseguem segurar a urina por tanto tempo, e muitas vezes pode acontecer que o local denominado banheiro do pet esteja muito longe de onde o animal está. Para evitar os tão temidos acidentes, você pode deixar um tapetinho higiênico reserva onde seu cão costuma passar o tempo.
Mantenha o cantinho das necessidades higienizado
É importante trocar sempre o tapetinho, pois caso o tapete esteja muito sujo pode incitar o cachorro a procurar outro lugar para se aliviar e fazer xixi ou cocô no lugar errado.