A mesa, balcão e a pia da cozinha são lugares que possuem vários atrativos para nossos amigos felinos, pois são lugares para onde muitas vezes você direciona a sua atenção, são altos e costumam ter comida. Porém os donos, entretanto, não gostam da ideia por haver um risco com a proximidade do fogão e panelas quentes.
Para mudar o comportamento do animal, é importante ter muita dedicação e paciência. A solução tem dois lados: primeiro, oferecer uma opção atrativa para substituir e depois tornar o balcão e afins desagradáveis.
O que não fazer
Nunca bata no gato, use spray de água ou aja com raiva, ele não fez nada mal intencionado ou de propósito. Ele simplesmente não consegue entender o porquê de não poder subir em um lugar que pra ele é tão legal e divertido. Usar violência só irá causar traumas no pet.
A Alternativa atraente
Os gatos são diferentes dos cachorros, conhecidos por sua obediência, e é muito difícil para um animal semidoméstico tão livre compreender o “não”. Então desta forma o ideal é focar no SIM e o sim é um lugar atraente no qual o gato possa e tenha o que busca no balcão da cozinha: você, altura e comida.
Seguindo a logica, é necessário que seja um local alto e com boa vista da casa, então o ideal é que não seja em um canto escondido. Precisa ter comida, seja ração ou um petisco gostoso. E precisa ter você, ou seja, se você está na cozinha e seu gato quer te acompanhar esse “substituto” da mesa, pia ou balcão também deve estar alojado na cozinha.
Se você procura opções algumas delas são: prateleiras e cubos nas paredes; mesas, bancos ou cadeiras com um paninho ou outro item do gato, como a caminha. Se não há o espaço necessário para fazer um local alto como demandado, também é possível tentar alternativas no chão, como tocas e puzzles no chão com qualquer coisa que faça o gato se sentir confortável. O que importa é que o cantinho seja o mais atrativo possível para o felino.
Sempre que o seu gatinho estiver no cantinho especial para ele, incentive-o, faça elogios, recompense-o dando carinho e conversando, dê petiscos, saches e tudo que conseguir para que o lugar seja associado a coisas boas.
Se o local favorito do gato é a pia, pode ter um motivo divergente, a ÁGUA. Gatos não gostam de água parada, portanto, se ele está subindo na pia pode estar à procura de um lugar para matar sua sede. Nestes casos, é uma boa ideia procurar uma fonte de água, há diversas opções em lojas e petshops.
Tornar o lugar desagradável
Agora que ele tem um lugar bacana para ficar, aproveite o time para transformar o balcão em um lugar chato sem estímulos. Evite deixar comida ou louça exposta e não prepare a refeição do bichano em cima do balcão. Até ele entender que virou um lugar entediante use artifícios para mudar a textura do ambiente, fita dupla face, plástico bolha, grama falsa, tecido molhado e outros tipos de texturas incomodam os gatos e fazem com que ele não queira voltar a pisar na região afetada.
Observe seu gato e veja o que se enquadra e funciona melhor pra ele, cheiros fortes também são conhecidos por expelir os amiguinhos felinos, como vinagre, cascas de frutas cítricas e removedor de unhas.
Mas e se ele subir mesmo assim?
Nesse caso o melhor é ignora-lo completamente! Pode ser difícil, mas essa é a chave do sucesso. Não olhe, não tire o gato, não faça contato visual e não de bronca. A bronca só serve para ensinar seu gato a fazer as coisas escondido ou mostrar que você presta atenção quando ele repete um comportamento especifico, e as vezes é só isso que um gato carente quer.
Então quando ele repetir o mau-hábito, ignore-o completamente e se possível, saia do cômodo para que ele te siga e saia por vontade própria. Quando ele já estiver no chão direcione-o para a opção atraente que você montou e dê muitos petiscos para ele entender que ali é melhor.