Não é tão difícil fazer uma inspeção e encontrar um carrapato escondido entre os pelos dos animais de estimação, isso porque os carrapatos são vistos como algo normal na vida de muitos pets. Entretanto, esses parasitas devem ser evitados a qualquer custo, visto que podem causar uma série de enfermidades perigosas na saúde dos nossos bichinhos.
Quando prevenimos a invasão desses inconvenientes bichos, além de poupar os animais da coceira incessante, também evitamos doenças como babesiose e erlichiose, conhecidas como doença do carrapato.
Como prevenir uma infestação de carrapatos
A primeira coisa a se fazer é saber o ciclo de vida desses parasitas. Os ovos nascem e são colocados em muitas áreas comuns dos pets, como mobílias, carpetes, gramados e até buracos em paredes.
Eles nascem como larvas e então em seu estado adulto, as fêmeas depositam novos ovos, gerando assim um ciclo. Então para evitar as carraças, o primeiro passo é evitar a presença de ovos no ambiente.
Assim é possível notar que não é só necessário fazer o tratamento contra os carrapatos no corpo do seu pet, mas também em todo o ambiente que ele frequenta e evitar contato do pet com outro animal infectado.
Tenha atenção mesmo caso seu pet não esteja infestado
O fato do seu cachorro ou gato não estar infestado agora, não significa que você não deve ficar atento ou que possa relaxar com a prevenção do parasita.
Existem diversos produtos no mercado pet para o controle de carrapatos, incluindo shampoos, coleiras, spray e até medicamentos que proporcionam uma proteção mais duradoura.
Fique atento com seu animal de estimação
Crie um hábito de averiguar o corpo do seu cachorro ou gato, passando os dedos por toda a pelagem e olhando para ver se não encontra nenhuma superfície diferente ou com pequenas feridas.
É importante supervisionar especialmente a região das patas entre os dedos e os coxins do seu pet, pois são lugares muito visados pelos carrapatos para se alojarem.
Vale lembrar que ao encontrar um dos invasores, ele deve ser retirado somente com pinças especiais para carrapato, evitando assim que permaneça alguma parte do parasita e cause algum tipo de infecção no seu amiguinho de quatro patas.
Caso não encontre nenhum carrapato sequer, observe também se seu pet não está se coçando em excesso, demonstrando algum tipo de incômodo em algumas partes do corpo e com falhas na pelagem. Estes são sinais importantes que podem nos dar um sinal de que podem ter carrapatos parasitando por ali.