Cuidar de um cachorro estressado é algo delicado e que requer muita paciência e atenção por parte do dono: cães que sofrem com estresse e ansiedade têm maiores chances de ficarem doentes. Causado por muitos fatores, é importante observar o que deixa o cachorro estressado evitando que esse sentimento faça parte da rotina do seu melhor amigo.
Os principais sinais de estresse:
Lamber a pata excessivamente
Pode até parecer fofo de primeira quando não há conhecimento sobre comportamento animal, mas isso pode ser um comportamento perigoso. Se seu cachorro está lambendo ou mordendo a própria pata constantemente, isso é um forte indício do bichinho estar sofrendo de estresse e ansiedade. Além dos danos psicológicos, esse comportamento pode gerar uma ferida, o que acaba sendo porta de entrada para inflamações e outros problemas.
Falta de apetite
A falta de apetite também é um dos fatores que pode ser um sinal de estresse, por isso é importante ficar atento! Se alimentando pouco, o cachorro deixa de absorver os nutrientes necessários para manter a saúde, o que pode desencadear fragilidade a doenças.
Problemas gastrointestinais
É comum que situações estressantes acabem afetando o sistema digestivo do cão. Assim, é comum encontrar o cachorro vomitando depois de alguma mudança, ou até mesmo com diarreia. Porém é importante entender que esses sintomas estão relacionados a diversas doenças que vão muito além do estresse, sendo assim é necessário procurar um profissional para avaliar o caso e poder fazer o diagnóstico.
Alterações no sono
Assim como acontece com os humanos, é comum que os problemas com estresse também afetam a qualidade do sono dos nossos amigos de quatro patas. Dormir demais ou até mesmo muito pouco são sintomas facilmente encontrados em um cachorro estressado. Isso é preocupante por afetar diretamente a qualidade de vida do cão, sendo que o normal para os cães adultos é dormir de 12 a 14 horas por dia.
Queda de pelos
A inofensiva queda de pelos também é um sintoma associado ao estresse e ansiedade nos animais. É fato que os amiguinhos caninos passam por alguns períodos de troca de pelos, mas se você observar que isso está acontecendo há muito tempo, é bom procurar a ajuda de um veterinário.
Necessidades no lugar errado
Encontrar xixi e coco espalhado pela casa de uma hora para outra também é sinal de que pode ter algo errado com a saúde do bichano. Antes de se enfezar é preciso entender que existem diversos motivos para um cachorro fazer suas necessidades no lugar errado, mesmo depois de já ter aprendido o local certo. O estresse pode contribuir para isso, pois é uma forma do animal chamar atenção do tutor para o problema. Portanto, vale procurar exatamente qual a causa do xixi e cocô fora do lugar para descartar doenças e buscar a melhor solução.