você está no artigo

Pets envelhecem em um ritmo diferente dos humanos

Quem já ouviu aquela frase que diz que um ano do homem equivale a sete anos para os pets? Bem, na verdade, não é exatamente assim que acontece. De acordo com a veterinária, Farah de Andrade, existem diversos fatores para se levar em consideração nesse cálculo, como, o porte, a raça e o tipo do animal.

Farah explica que não existe uma correspondência regular entre a idade dos gatos e a dos humanos, pois os dois primeiros anos do gato equivalem aos 24 anos do humano, porém a partir dos 2 anos, cada ano da vida do gato vale cerca de 4 a 5 anos do homem. “Por exemplo, um gato com 10 anos é considerado sênior e tem aproximadamente 56 anos humanos. Entretanto, esses valores são apenas indicativos, já que naturalmente existem gatos que parecem ser mais jovens em relação a sua idade e vice-versa”, pontua a profissional.

No geral, os responsáveis precisam ter atenção com o avanço da idade, já que nessa fase podem aparecer doenças geriátricas, causadas pelo envelhecimento do organismo. “É comum surgirem problemas cardíacos, insuficiência renal, artropatias, catarata, distúrbios cognitivos e doenças periodontais”, enfatiza a especialista.

Para a veterinária, um aliado do dono, nessa fase, é o medicamento manipulado. “Com a manipulação veterinária é possível unir diferentes matérias-primas num único composto e isso traz diversos benefícios ao pet, desde a diminuição da quantidade de remédios a ser ingerida ao longo do dia ou da semana, até a minimização do estresse na hora da medicação, por ser produzido na forma e sabor mais palatáveis a ele: biscoitos de picanha ou bacon, pastas de salmão ou de frutas, filme oral de hortelã, caldas de iogurte, ou até molhos de frango, por exemplo. Além disso, todos são confeccionados na dose certa e com múltiplas associações, incluindo até os suplementos alimentares tão primordiais aos pets mais velhinhos”, finaliza a doutora.

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais