você está no artigo

Evite alergias e mantenha a pelagem do seu pet saudável

Assim como os humanos, os cães e gatos têm necessidades de cuidar dos pelos e mantê-los saudáveis. De acordo com a veterinária Camila Mesquita Garcia, o ideal é que faça uma escovação diária neles para retirar os pelos mortos, principalmente nos animais de pêlo longo, como shitzu ou persa. “O objetivo é tirar a camada morta que foi acumulada ao longo do tempo e, ainda, ajudar a evitar a ocorrência de nós. Os pêlos mais densos têm a tendência de embolar. A dica é usar escovas específicas para desembaraçar. Caso tenha nós muito grandes na pelagem e/ou o animalzinho esteja se coçando ou embolando mais ainda, é melhor levar no pet shop.”

Ela explica que, com os pets de pelagem mais densa, é necessário uma escovação mais rigorosa. “Faça tosa higiênica e na região da barriga também. O corte vai depender do modo de viver de cada animal, por exemplo, se ele brinca e corre na grama, se suja constantemente, etc”, sugere Camila Mesquita, formada em medicina veterinária. “Existem luvas que consegue escovar fazendo carinho, esse objeto pode ajudar. Os donos de cães e gatos de pelo curto podem, a cada dois ou três dias, fazer uma escovação”, complementa.

A veterinária e dermatologista Simone Vaz de Melo, explica que há especificações para cada animal. “Aconselho fazer hidratações e usar produtos específicos para uso veterinário e não humano. Caso embole, use o desembaraçador ideal para o tipo de pêlo e com cuidado. O ideal é ser um profissional, pois pode machucar o animal”, diz.

Para aqueles tutores que recebem dicas em grupos de redes sociais ou de amigos, há um alerta da profissional. “Passar óleos e talcos não são indicados, porque podem dar alergia. O talco também pode fechar os poros da pele do animal.”

Segundo ela, se o dono preferir levar o cão ou gato no pet shop é necessário avaliar alguns fatores. “Veja como são os banhos, se tem cada toalha para animalzinho e como é o ambiente. Além disso, você pode levar os produtos e explicar os cuidados, principalmente, se ele é alérgico a alguma coisa.” A dermatologista orienta que os bichos alérgicos devem tomar banho uma vez por semana, para diminuir a chance de sensibilidade e retirar a poeira.

Fonte: Correio Braziliense

Mestrado em Imunologia (Veterinária preventiva) , pós-graduação em anestesiologia veterinária , atua como clínica geral , com grande experiência e ênfase em dermatologia , dor e cuidados paliativos.

Doutora Bruna

Quer conhecer mais a fundo a história da Dra. Bruna?
Então clique abaixo e veja mais